O que é Agricultura de Precisão e quais os seus benefícios?

O que é Agricultura de Precisão e quais os seus benefícios?

Você sabia que a Agricultura de Precisão pode transformar toda sua produção agrícola, trazendo melhores resultados e ainda garantindo maior retorno econômico e sustentável? Essa tecnologia faz parte da transformação digital do agro, e tudo o que você precisa saber sobre ela está aqui.

Confira como a Agricultura de Precisão surgiu, sua definição, por que está é uma grande aliada do agronegócio e como começar a aplicá-la na sua lavoura hoje mesmo.

Agricultura de precisão: grande aliada do agronegócio

Quando falamos em agricultura de precisão, estamos falando de um conjunto de ferramentas que foca na minimização de perdas e potencialização de ganhos econômicos e ambientais na lavoura, ajudando produtores na coleta e interpretação de dados que deverão otimizar o manejo da propriedade.

Uma propriedade agrícola não é uniforme, esse é o princípio básico da agricultura de precisão. Para ficar ainda mais claro, cada área de uma fazenda será diferente, e por consequência, terá necessidades e particularidades diferentes. A aplicação desse tipo de sistema na lavoura tende a trazer benefícios variados, desde o aumento da produtividade até a redução de impactos ambientais.

O que é agricultura de precisão?

A agricultura de precisão (AP) consiste na aplicação de alta tecnologia no campo. Consideramos esta uma nova forma de manejo na lavoura, já que a agricultura de precisão compreende as diferentes necessidades presentes nas áreas de plantação, buscando explorar e estudar as mesmas para garantir maior retorno sustentável e econômico.

Com esse sistema, o produtor consegue controlar sua produção de maneira mais eficiente. Isso porque os sensores coletam e analisam as informações do campo, e a partir disso, tomam e aplicam decisões automáticas na plantação. Podemos dizer que essa tecnologia é um dos destaques da transformação digital do agronegócio.

Como surgiu a agricultura de precisão?

Primeiro, devemos lembrar que foi preciso aprimorar algumas tecnologias para que a agricultura de precisão pudesse entrar em cena. Um exemplo disso é a popularização do GPS de alta precisão, dos sistemas de informação geográfica e monitoramento de colheita.

A partir disso, podemos dizer que foi por volta da década de 1980 que esse conceito se tornou mais conhecido, a princípio nos Estados Unidos. No Brasil, a AP surgiu nos anos 90 a partir da inserção de máquinas agrícolas com tecnologias GPS e computadores de bordo com mapas de produtividade no mercado.

A partir dos anos 2000, surgiram as primeiras máquinas capazes de aplicar fertilizantes em taxas variáveis. No mesmo período, surgem também as primeiras empresas especializadas na interpretação dos dados de mapas de produtividade. Estas empresas também passam a propor recomendações eficazes aos produtores agrícolas.

Quais os benefícios da agricultura de precisão?

O produtor pode contar com a agricultura de precisão em diversas fases do processo, como no plantio, na colheita, na aplicação de fertilizantes, na pulverização, no controle de pragas, e principalmente em situações que pedem por uma análise detalhada do solo.

Para citar aqui alguns dos principais benefícios da agricultura de precisão, devemos mencionar:

  • a diminuição dos custos de produção;
  • a melhoria efetiva no controle de pragas;
  • tomadas de decisão mais rápidas e assertivas;
  • aumento da produtividade;
  • longevidade do solo, já que o uso de defensivos é reduzido;
  • melhora no controle de cada fase da produção agrícola, com a ajuda de sistemas informatizados de alto desempenho.

Ferramentas da agricultura de precisão

As ferramentas da agricultura de precisão vão muito além do uso de GPS, drones e piloto automático. Estas também são tecnologias de AP, mas além delas, existem também diversas opções para levantamento de dados e aplicações em campo, como:

  • sensores;
  • barra de luz;
  • monitor de colheita;
  • semeadora à taxa variável;
  • piloto automático e distribuidores de fertilizantes;
  • corretivos e defensivos agrícolas à taxa variável.

O mercado continua surpreendendo cada vez mais, e novas plataformas, tecnologias e sensores estão surgindo a cada dia. Esses equipamentos são responsáveis por ajudar na coleta, interpretação e aplicação ideal de insumos no campo. Assim, o produtor evita gastos desnecessários.

Agricultura de precisão e sustentabilidade

Sabemos que a sustentabilidade deve ser prioridade em todos os processos nos dias de hoje, e dentro do agronegócio, a agricultura de precisão é ponto chave para a conservação e preservação de recursos naturais. Com as ferramentas de AP, a informação chega em tempo real, isso resulta na otimização do uso de insumos, redução de custos e aumento da margem de lucro dos produtores.

Por se tratar de uma técnica mais precisa, que analisa as necessidades da propriedade com detalhes e entende as diferentes demandas em cada área da lavoura, as decisões tomadas serão mais assertivas.

Além de uma alternativa mais sustentável, podemos dizer que a agricultura de precisão gera também mais economia, já que a análise adequada do solo e uso correto de tecnologias avançadas no manejo da lavoura podem também evitar diversos problemas, e consequentemente, evitando gastos desnecessários.

A agricultura de precisão no Brasil

O Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP) foi o primeiro evento relacionado à agricultura de precisão no Brasil, e foi realizado em 2004. A partir disso, outros negócios focados no fornecimento de tecnologias e prestação de serviços e consultorias foram surgindo.

Com isso, o país foi ganhando novas ferramentas para impulsionar a agricultura de precisão nas fazendas brasileiras. Uma novidade que merece destaque é a Soluagro, que chegou ao mercado com diversas funcionalidades e opções para ajudar o produtor na gestão de sua lavoura em todas as etapas.